Regra e exceção

Publicado originalmente no blog Esportividades: http://esportividades.wordpress.com/2012/10/16/regra-e-excecao/

Estamos na trigésima rodada do Brasileirão 2012 e o líder Fluminense abriu nove pontos de diferença para o vice, Atlético Mineiro. Essa vantagem foi suficiente para alguns defensores da fórmula “mata-mata” recomeçarem o debate sobre uma suposta falta de emoção nos campeonatos de pontos corridos.

Há que se respeitar as opiniões, claro. Mas cuidado com a generalização. Rápido exercício, lembremos dos últimas rodadas dos quatro campeonatos anteriores: em 2008 o São Paulo precisou vencer o Goiás para ficar com o título; depois, o Flamengo derrotou o Grêmio e foi campeão; no ano seguinte o Fluminense fez 1 a 0 no Guarani para levar a taça; ano passado o Corinthians venceu o clássico com o Palmeiras antes de ser campeão brasileiro.

É claro que não há como garantir que a decisão do título fique para a rodada final nessa fórmula de disputa. Também é matematicamente inviável que oito equipes cheguem brigando pelo troféu. Porém, dizer que o Brasileirão ficou sem emoção é um pouco demais.

O debate é válido. Mas por favor, sem generalizar.

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s