Resumo Londres – dias 7, 8 e 9

Dia 7

No sétimo dia, os esportes coletivos brasileiros tiveram resultados distintos. O vôlei feminino venceu a China por 3 a 2, placar que levou as chances de classificação para a última rodada. Também no feminino, o handebol perdeu a primeira e foi para a Rússia; o basquete foi derrotado pelo Canadá, o que resultou em eliminiação de forma melancólica. Restou apenas um último jogo para cumprir tabela.

Rafael Silva conseguiu a medalha de bronze na categoria pesado (acima de 100kg), na despedida do judô dessa edição. Maria Suellen, na categoria pesado, acima de 78 kg chegou até a última luta valendo o bronze, mas perdeu para a chinesa Wen Tong, heptacampeã mundial e campeã olímpica.

Foi também dia da aguardada final dos 50m livres, com César Cielo e Bruno Fratus caindo na piscina. Entretanto, o ouro foi para o francês Florent Manaudou e a prata para o norte-americano Cullen Jones. Cielo ficou com o bronze e Fratus terminou em quarto lugar. Ainda nas piscinas, Michael Phelps venceu mais uma: dessa vez, ouro nos 100m borboleta.

O atletismo começou com suas tantas modalidades (é o esporte que mais distribui medalhas). No tênis, Federer e Del Potro fizeram longa e tensa semifinal, que terminou 19 a 17 para o suíço no terceiro set.

Decepção do dia: futebol feminino. Mesmo perdendo para as japonesas, campeãs mundiais, cair nas quartas é cedo para quem veio de duas medalhas de prata, em 2004 e 2008.

Dia 8

Usain Bolt apareceu para competir pela primeira vez e se classificou com tranquilidade às semifinais dos 100m rasos. Também pelo atletismo, Mauro Vinícius, o Duda, chegou à final mas não brigou por medalhas.

Serena Williams arrasou Maria Sharapova e ficou com o ouro no tênis feminino. Michael Phelps e os Estados Unidos venceram o revezamento 4×100 medley, na despedida da natação em Londres e da aposentadoria de Michael Phelps.

Neymar, Oscar e cia enfrentaram Honduras pelas quartas de final do futebol masculino. Honduras chegou credenciada por eliminar a Espanha e fez jogo duro com o brasileiros. Mesmo assim, o time de Mano Menezes venceu por 3 a 2 e enfrentará a Coreia do Sul nas semifinais. O vôlei de praia nacional teve sua primeira eliminação. Maria Elisa e Talita caíram nas oitavas de final para Marketa Slukova e Kristyna Kolocova, da República Tcheca.

E a seleção masculina de basquete arrasou a China:

Decepção do dia: Fabiana Murer. A atleta errou dois saltos na altura de 4,55m e na terceira tentativa preferiu não saltar. Alegou depois que o forte vento poderia ser perigoso. O detalhe é que Fabiana era uma das favoritas e não passou nem da fase de classificação.

Dia 9

O segundo domingo em Londres teve medalha para o Brasil. Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com o bronze na classe star. Foi o quinto pódio de Scheidt.

No tênis, Andy Murray fez a festa dos britânicos ao vencer Roger Federer na decisão por três sets a zero. Questionar se esse é o principal título da carreira de Murray demonstra como o torneio de tênis olímpico ficou forte. Praticamente todos tenistas bem classificados no ranking jogaram e o torneio ganhou emoção e credibilidade.

A seleção de handebol feminino venceu Angola e terminou a primeira fase com quatro vitórias e uma derrota. A boa notícia é a liderança da chave. A má notícia é o confronto com a Noruega nas quartas de final. A Noruega, apesar de ficar com a quarta colocação do outro grupo, é a atual campeã mundial e olímpica.

Pelo torneio de vôlei feminino, a vitória dos Estados Unidos sobre a Turquia deixou a seleção brasileira dependendo apenas de vitória contra a Sérvia. Resultado, três sets a zero e classificação. Na próxima fase, vem a Rússia. Pedreira.

Decepção do dia: Asafa Powell. O ótimo velocista jamaicano sentiu uma lesão nos 100m rasos e foi ofuscado pela festa de seus compatriotas Yohan Blake e Usain Bolt. Resta saber se ele estará apto ao revezamento.

Siga também no Twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s