Resumo Londres – dias 3 e 4

Dia 3

No geral foi um dia de maus resultados para o Brasil. Bruno Mendonça foi eliminado na primeira rodada no judô e Rafaela Silva emocionou o país com seu sincero choro após a desclassificação por um golpe ilegal, também no judô. Rafaela era favorita à medalha e ao ser eliminada deitou no tatame em prantos. Uma pena.

Na natação, nenhum brasileiro chegou às semi dos 200m borboleta. Kaio Marcio, finalista em Pequim, ficou de fora. Joanna Maranhão conseguiu ficar entre as dezesseis no 200m medley, mas não vai à final.

Ainda nas piscinas, duas jovens atletas impressionaram. Ye Shiwen, chinesa de dezesseis anos já foi ouro – com recorde mundial – nos 400m medley e agora derrubou o recorde olímpico ao se classificar para a final dos 200m medley. Ruta Meilutyte, da Lituânia, foi medalhista de ouro aos quinze anos ao vencer a prova de 100m peito.

Falando em caçulas, a brasileira Ana Sátila estreiou nas Olimpíadas aos dezesseis anos. Por apenas uma colocação, ela ficou fora das semifinais na canoagem.

O handebol feminino conseguiu sua segunda vitória, dessa vez contra Montenegro. E o vôlei, após vencer na estreia em cinco sets, perdeu para os Estados Unidos por 3 a 1.

Teve polêmica na esgrima. A atleta alemã Britta Heidemann golpeou a sul-coreana Shil A. Lam, mas o treinador asiático contestou o cronômetro, que segundo ele, deveria estar zerado. Em prantos, a atleta não saiu do local de combate até que a o recurso fosse julgado (nas regras da esgrima, deixar o local significa aceitar a derrota). A decisão foi mantida e ela foi mesmo eliminada. Depois, perdeu a decisão pelo bronze. Britta Heidemann perdeu a final e ficou com a prata.

Decepção do dia: basquete feminino. Não que a derrota para a Rússia seja tão anormal. Mas ao perder pra França na primeira rodada, a situação está complicada. Uma eventual classificação em quarto lugar significa enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final. Quase sinônimo de derrota.

Dia 4

O Brasil enfrentou duas vezes os anfitriões em modalidades coletivas na terça-feira. No basquete, vitória apertada e não convincente. O primeiro quarto terminou 11 a 4 para os britânicos, mas a seleção reagiu. Esperemos que contra a Rússia o resultado seja melhor.

A equipe de futebol feminino perdeu por 1 a 0 para a Grã-Bretanha. A derrota leva a seleção para um duelo contra as atuais campeãs do mundo, Japão.

No vôlei, o time do técnico Bernardinho conseguiu bela vitória contra os russos, 3 sets a 0. Cesar Cielo passou para a final dos 100m livres nessa quarta-feira. Ainda na natação, Tales Cerdeira ficou em nono lugar e por pouco não chegou à final dos 200m peito.

Marcelo Melo e Bruno Soares fazem longo duelo contra Thomas Berdych e Radek Stepanek da República Tcheca, pelo torneio de duplas masculinas de tênis. O terceiro e decisivo set está empatado em 18 a 18 e só continuará nessa quarta. Ainda no tênis, o francês Jo-Wilfried Tsonga derrotou Milos Raonic, do Canadá, com um placar de vôlei: 25 a 23 no terceiro set e total de 3 horas e 57 minutos de jogo.

Também é válido mencionar medalhistas internacionais. Especificamente dois. A chinesa Ye Shiwen, de dezesseis anos, venceu os 200m medley e levou sua segunda medalha de ouro. Michael Phelps ganhou mais duas medalhas (prata nos 200m borboleta e ouro no 4×200 livre). Ele agora é o maior medalhista olímpico, com dezenove medalhas. O recorde anterior era da ginasta russa Larisa Latynina, com dezoito.

Decepção do dia: Leandro Guilheiro. Um dos favoritos no judô, na categoria meio-médio masculino (até 81kg) perdeu nas quartas de final e não avançou na repescagem. Ele já tem duas medalhas de bronze, mas se despediu de Londres sem pódio. A brasileira Mariana Silva, na categoria médio feminino (até 63kg) foi derrotada logo na primeira luta.

E você, o que destaca?

Comente também no Twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s