Flashback, pero no mucho

Ok, o assunto já está batido. Mas esperei que todos comentassem das mais variadas maneiras para enfim, poder pitacar à vontade sobre Santos 0 x 4 Barcelona, a final do mais recente Mundial de Clubes.

Sendo assim, faço aqui um dos meus exercícios favoritos: comentar o que foi comentado.

1 – “A vitória do Barcelona escancarou o abismo entre futebol europeu e brasileiro”.

Sim e não. Na verdade existe um princípio de abismo entre Barcelona e outros clubes europeus. Isso não significa que o Barça será campeão de tudo, mas que o nível do futebol praticado e a consistência adquirida por eles estão acima da média. O futebol brasileiro está sim alguns degraus abaixo do que de melhor se pratica no velho continente, mas não foi a vitória do Barcelona responsável pelo diagnóstico. Afinal, uma semana antes, os blaugrana venceram seu rival Real Madrid fora de casa por 3 a 1.

2 – “O Barcelona se inspira no antigo futebol brasileiro”.

É, foi o que o Guardiola disse. Mas ainda acho que isso, quando dito por nós, soa uma frase pretensiosa e com ar de “mau perdedor”. E se for pra comparar o que fizeram até aqui, o Barcelona de Guardiola já fez muito mais do que o Brasil de 82, por exemplo.

3 – “Neymar é só firula”.

Não é. É excelente jogador e tem grandes chances de construir uma carreira brilhante. Pra sua idade, já fez muita coisa. Não pode ser comparado com Messi, mas não custa lembrar que não foi ele a passar dias antes da final comparando-se com o argentino. Muitos que levantaram essa inútil questão, aproveitam agora para minimizar os feitos de Neymar.

Opiniões avulsas

O atual Barcelona é fora de série, e quaisquer comparações com clubes sul-americanos são crueis. O mesmo Barcelona não é parâmetro do futebol europeu, muito menos do espanhol.

Sim, o Santos poderia tentar ser mais agressivo e não dá pra ficar “orgulhoso” com uma derrota de 4 a 0.

E você, o que teria feito no lugar de Muricy?

Siga também no Twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/juniorlourenco.page

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s