Marketing esportivo: Neymar, a celebridade (Trivela.com)

Texto publicado no site Trivela.com

Neymar, a celebridade

Invariavelmente o noticiário esportivo tem sempre algo para falar de Neymar. Seja um gol, muitos gols ou especulações sobre transferências, já nos acostumamos a ver o atacante santista nos jornais e nas televisões. Mas a fama de Neymar vai além. Ele faz parte do seleto grupo de jogadores que ultrapassam a categoria de atletas famosos, para celebridades que também estão no esporte. A partir daí, as notícias não são apenas esportivas. O nome de Neymar começou então a pulular em sites de fofocas, revistas voltadas ao público jovem e programas de auditório. Assim, o Santos criou (mais) um ícone midiático. E dos bons.

Ganchos esportivos, não faltam. Neymar é famoso desde os treze anos de idade quando despontava nas categorias de base. Em campo, já tem cinco títulos (incluíndo uma Libertadores e um sul-americano com a seleção sub-20) e 15 partidas pela seleção brasileira, com oito gols. Recentemente a Fifa divulgou a lista dos vinte e três candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo, e lá estava o nome dele. O último jogador atuante na América do Sul a constar na lista, polêmica por demonstrar esquecimento sobre o que acontece nos outros continentes além da Europa, foi o argentino Riquelme.

Como não poderia deixar de ser, Neymar recebe sondagens diariamente. As especulações sobre seu próximo clube são tão frequentes quanto seus belos gols. A mais famosa das abordagens, foi a real proposta do Chelsea no ano passado, recusada pelo próprio jogador. Além da decisão pessoal do atleta, a direção do Santos tem muitos méritos em sua manutenção. O grupo de empresários liderado pelo presidente do clube Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, desenvolveu uma verdadeira engenhoca financeira para que Neymar ganhasse aqui o que poucos clubes do exterior pagariam. Inclusive, esse trabalho de gestão da carreira do jogador rendeu ao Peixe dois prêmios Marketing Best, da Editora Referência.

As marcas que o apoiam não são poucas e as campanhas devem ficar ainda mais agressivas afinal, Neymar é um dos agenciados pela 9ine. Em seu site, os patrocínios mencionados são de Nike, Panasonic, Tenys-pé e Lupo. Lembremos também de ações para as marcas Nextel e Gillette.

Com tanta exposição, deveriam os gerenciadores da carreira de Neymar ficar preocupados com a saturação de sua imagem? Talvez, mas não agora. Isso porque a pesquisa divulgada em 2011 pelo Sport+Markt* concluiu que ele – em empate técnico com Ronaldinho Gaúcho – é o jogador mais querido do Brasil. Os resultados indicam o carinho que todas regiões do Brasil tem com o garoto.

Com toda essa popularidade, Neymar não poderia estar fora do mundo virtual. Seu site oficial não possui um conteúdo diferenciado, mas apresenta interessante descrição sobre a marcar NJR (Neymar Jr). No Twitter, com mais de dois milhões e meio de seguidores o jogador é bem informal. Posta links e comenta sua rotina, afinal, há quem ache isso interessante. No Facebook o conteúdo é similar e a fanpage tem mais de um milhão e meio de “curtir”.

Enquanto ainda atua no Brasil, as entrevistas e notícias nos veículos nacionais são mais frequentes. É natural então, que Neymar tenha mais exposição na mídia que seus colegas “estrangeiros” de seleção. A imagem construída em torno dele passa interessantes atributos, como bom humor, talento e ousadia. Além, claro, de outras tantas características inerentes aos atletas vitoriosos.

A carreira de Neymar tem sido muito bem gerenciada até aqui. Unindo esse planejamento extracampo com as jogadas espetaculares de cada rodada, Neymar é um produto e tanto.

E é importante que suas atuações falem mais alto que seus contratos, afinal, os títulos deveriam ser os maiores reconhecimentos para os atletas. Felizmente, a maioria das notícias sobre o atacante ainda são suas jogadas dentro das quatro linhas. Talento, não há marca que compre.

Pra refletir: qual outro jogador em atividade no Brasil tem potencial similar para os patrocinadores?

Siga também no Twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/#!/juniorlourenco.page

*a Sport+Markt entrevistou um total de 8.235 pessoas, de todos os estados do país.

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s