Mistério carioca

Os primeiros anos de pontos corridos no Brasileirão foram tomados por uma enxurrada de comentários sobre estrutura, (des)organização e planejamento. Ao invés de discutir sobre o melhor time, o assunto eram os melhores elencos, diretores e até centros de treinamento.

E era aí que os clubes cariocas entravam em cena, pela porta dos fundos. Nos seis primeiros campeonatos com este formato, a taça foi para Minas Gerais uma vez e cinco seguidas para São Paulo. Nesse período, poucas vezes equipes do Rio sonharam com a taça.

Os motivos nem eram tão óbvios assim. Afinal, problemas internos e falta de estrutura são rotineiros para quase todos os clubes (e não me arrisco a dizer quais são exceção). Talvez o natural sentimento de grandeza tenha atrapalhado. Era complicado para torcedores e diretorias enxergar a então nova realidade. O título ficara mais difícil, e a vaga na Libertadores era o bastante.

Era o Vasco de Eurico, o Flamengo das crises, o Fluminense de Horcades e o Botafogo da série B em 2003.

Eis que o cenário mudou. O Flamengo foi campeão em 2009, o Fluminense em 2010 e o Vasco levou a Copa do Brasil em 2011. E no atual Brasileirão, ainda em pontos corridos, os cariocas aparecem entre os cinco melhores.

O que aconteceu? Não dá pra botar na conta da organização. O cotidiano apararenta ser (pouco) mais transparente com os presidentes Dinamite, Patrícia, Siemsen e Assumpção. Mas se lembrarmos que PC Gusmão era o técnico do início fraco dos vascaínos em 2011, veremos que o planejamento não é lá aquele primor.

Em análise fria, os problemas desses quatro são os mesmos que de todos os outros. Fica então o mistério: por que os cariocas demoraram tanto pra acordar?

Washington, Fred, Emerson e Conca. Fluminense campeão em 2010.

Siga também no Twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/juniorlourenco.page?ref=ts

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s