Trivela.com – Marketing esportivo: futebol e redes sociais

Ah, as redes sociais. Tema de tantas palestras, artigos e debates que pululam no mundo da comunicação nesses últimos anos

No futebol, conteúdo digital não é necessariamente uma novidade. Há um bom tempo, os sites das equipes europeias apresentam muitos dados atuais e históricos, tornando-se ótima fonte para pesquisa.

Mas e as redes. Como é a participação dos clubes nos populares Twitter e Facebook?

Nessa semana, o site Football Marketing divulgou um gráfico com uma simples e interessante estatística: o número de seguidores e “curtir” das páginas oficiais. Sim, é claro que existem diversas páginas não oficiais (que por vezes são até mais informativas), mas os dados apresentados podem servir como base para algumas considerações.

Com números impressionantes – entre 18 a 21 milhões de participantes -, Real Madrid, Barcelona e Manchester United dominam, nessa ordem, o ranking. Postam fotos, vídeos, entrevistas, notícias e geram tópicos de discussão. Com tantos usuários, os posts são bem movimentados e a repercussão é excelente.

Como em campanhas de outras empresas globais, as redes aprimoram o relacionamento com a marca (sim, o clube é uma marca), trazem ações exclusivas e servem como ferramenta de apoio para o principal: o time. Recomendo um teste. No final da coluna, está o link para a página do Real Madrid no Facebook. Entre e perceba que não falta assunto.

E o Brasil?

Os clubes brasileiros aparecem um pouco atrás. Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos estão entre os trinta primeiros, mas nenhum deles entre os dez mais. Considerando a pouca (ou quase nula) presença dessas marcas no exterior, os números são compreensivelmente mais modestos, mas podem melhorar. As redes sociais são um bom lugar para ações baratas, com repercussão veloz e que aproximam o torcedor de seu clube e jogadores.

Essas ferramentas são melhor aproveitadas com planejamentos de marketing bem definidos. Se continuarmos usando esporadicamente para “ver no que vai dar”, festejaremos uma boa repercussão sem saber ao certo qual será a próxima. Verdade seja dita, já demos o primeiro passo. Agora é trabalhar e usar a criatividade.

Veja os números dos primeiros colocados e também dos brasileiros.

Só uma observação: a comparação com clubes globais como Real Madrid e Barcelona é de fato cruel. Mas vale notar que os três grandes turcos (Galatasaray, Fenerbahce e Besiktas) estão entre o top 10. Será que não podemos mais?

*Soma de seguidores no Twitter somado ao ‘curtir’ do Facebook. Dados até 04 de Setembro de 2011.

1°) Real Madrid: 21.505.226
2°) Barcelona: 21.174.338
3°) Manchester United: 18.853.421
4°) Arsenal: 8.347.466
7°) Galatasaray: 6.369.096
9°) Fenerbahce: 4.997.449
10°) Besiktas: 2.909.117
14°) Corinthians: 1.690.509
17°) Flamengo: 1.452.162
18°) São Paulo: 1.205.182
23°) Palmeiras: 755.812

Página do Real Madrid no Facebook: https://www.facebook.com/#!/RealMadrid

Fonte: http://migre.me/5F0hD

Siga também no Twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Texto publicado no Trivela.com: http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/outras-redes-do-futebol

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s