A base uruguaia

Durante a Copa América é possível notar o respeito que a seleção uruguaia reconquistou. De seleção lembrada apenas pelos seus feitos pré-1950, o Uruguai é citado entre os favoritos para a competição.

Claro que isso tem a ver com o fantástico quarto lugar da Copa do Mundo no ano passado. Entretanto, é em outro âmbito que podemos ver como o futebol do país realmente se desenvolveu.

Não, não falo do Peñarol vice-campeão da Libertadores. O sucesso de um clube não deve ser automaticamente creditado à evolução do futebol nacional. Lembremos do Once Caldas, campeão da América em 2004. Não vimos a seleção colombiana sequer nas Copas de 2006 e 2010.

O sucesso passa pelas seleções de base e os resultados recentes são empolgantes. A seleção sub-20 se classificou para as Olimpíadas, desbancando a atual bicampeã Argentina. Fato ainda mais relevante se lembrarmos que a última classificação foi para os longínquos jogos de 1928. A seleção sub-17 está nas semifinais do Mundial e enfrenta o Brasil na quinta-feira, outro ótimo resultado.

Atualmente, o sucesso passa por Forlán, Cavani e Suárez. Mas para os uruguaios, é bom saber que o futuro do futebol local é promissor.

Seleção sub-20 comemorando a classificação para as Olimpíadas de 2012

Continue a conversa no twitter: http://twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s