Longas discussões sobre um longo campeonato

Entra ano, sai ano, a discussão é a mesma. O Paulistão é importante? O regulamento atrai o público? Há rodadas demais?

Evitando repetir o que já foi dito incessantemente nos últimos anos sobre o tema, o Blog tentará ser sucinto ao opinar.

Sim, há times demais no Paulistão. Parece um evidente absurdo ver o campeonato regional com mesmo número de participantes da primeira divisão nacional. Resultado disso? Baixa qualidade técnica, pouco público e preocupante desinteresse. Com 12 ou 14 times, o torneio de tiro curto ganharia em emoção e cada rodada já seria decisiva.

Com o alto número de clubes, o regulamento escolhido também não é a melhor opção. Dezenove rodadas arrastadas transformam-se em uma disputa nada empolgante, ao menos até a metade da primeira fase.

Os que defendem o número de vinte clubes, zelam por maior participação dos clubes do interior do estado. Equipes outrora fortes, hoje sofrem com problemas financeiros e inchar o campeonato não pode ser visto como única solução. Por outro lado parece interessante para a Federação Paulista não fazer muitas mudanças, pois podem acarretar em desavenças com os presidentes das agremiações. Traduzindo, menos aliados políticos.

É importante respeitar a regionalidade dos estaduais. Para os pequenos, a chance de jogar com os grandes e conseguir algo mais. Aos grandes, derrotar os rivais e se preparar para o longo ano que vem pela frente.

Mas a cada ano que passa, uma reformulação parece inevitável. Ou o que é visto como preservação, pode terminar em extinção.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s