Quer ganhar?

Alguns temas são recorrentes quando chegamos ao fim do Campeonato Brasileiro. Um deles é a entendiante série de perguntas do gênero “time A vai entregar o jogo para prejudicar o time B”? Mais do que um problema grave, isso é uma pauta pronta que só espera a trigésima rodada para sair do forno.

São dias e semanas de especulação, tratando cada lance dos jogos como fortes suspeitas de favorecimento ou falta de vontade. É importante entender quão delicada é essa questão. Para começar é uma falta de respeito com os jogadores. Debater se os profissionais de determinada agremiação estavam ou não interessados na vitória é desconsiderar o trabalho de cada um deles.

Além disso, é puro exercício da especulação. Afinal, sem provas essas insinuações ficam perto do ridículo.

As análises técnicas são deixadas de lado. Esquecem que um time em segundo lugar na tabela é naturalmente favorito contra um que está em décimo. Reduzir uma vitória do melhor colocado é falta de informação sobre o campeonato.

É triste constatar que semana após semana as perguntas continuam as mesmas. “Força total?”, “vão jogar pra valer?” ou “querem ganhar?” deveriam soar estranho aos ouvidos dos atletas e treinadores envolvidos. Mas infelizmente, eles já devem estar acostumados.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s