Justificativas

Felipão em entrevista coletiva após a derrota para o São Paulo, sugeriu que é vítima de um complô que resulte em más arbitragens.

O diretor Gilberto Cipullo reforça o coro e diz que o Departamento Jurídico do Palmeiras tomará providências para protestar.

E de futebol, ninguém fala? Não.

Esse caso do alviverde é apenas um entre tantos e tantos. Não raro, técnicos, jogadores e diretores, desviam o foco de uma série de atuações ruins para más arbitragens, na opinião deles, claro.

Exemplos recentes nos mostram que às vezes, a reclamação vai um pouco além. Jogadores, técnico e diretoria do Botafogo reclamaram efusivamente após uma derrota para o Flamengo, em 2008, no que foi uma constrangedora cena onde os jogadores bradavam sua revolta em meio às lágrimas. Antes da final da Copa do Brasil de 2008, a direção do Internacional montou um dossiê com erros dos árbitros que beneficiavam o Corinthians, seu rival na decisão.

Arbitragem é um tema que se incorporou ao futebol mais do que devia. A simples discussão do “estava ou não impedido” deu lugar à detalhes dispensáveis como “inverteu faltas”, “atrasou o jogo” ou até “esqueceu o cartão”.

Em muitos casos, a parte técnica e tática dos jogos fica de lado. Talvez seja essa é a pretensão de muita gente.

Entrevista dos jogadores do Botafogo após derrota para o Flamengo, em 2008.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s