Inglaterra ou Grã-Bretanha?

Futebol é um dos esportes onde os países da Grã-Bretanha competem separadamente. Isso ocorre devido à rivalidade histórica das seleções daquela região, berço da modalidade. As equipes de base até jogam os campeonatos individualmente, mas não podem jogar nas Olimpíadas, caso classifiquem-se. Agora, tendo Londres sediando os próximos Jogos Olimpícos, como representar todo o território?

Após diversos debates sobre o tema, com opiniões dos Comitês, das Federações e até mesmo de torcedores, as associações de Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte se recusaram a participar juntas do time britânico. Entretanto, não se opuseram à Inglaterra, que representará a bandeira mesmo apenas com jogadores de seu país.

Interessante notar que, longe de ser inédita, seleções da Grã-Bretanha foram até campeãs olímpicas. Isso aconteceu nos Jogos de 1908 e 1912. Esse modelo se extinguiu em 1972 e seu retorno é mais um entre tantos aperitivos para as Olimpíadas que estão por vir.

Equipe campeã dos Jogos Olímpicos de 1908

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s