A nostalgia e os dias atuais

Nostalgia é um sentimento muito presente nos admiradores do futebol. É comum se emocionar revendo gols e jogadores marcantes do seu time. Por outras vezes, nos deparamos com casos do passado que despertam nosso interesse. Entretanto, ser nostálgico pode comprometer nosso olhar sobre o esporte atualmente, deixando-o mais crítico do que deveria.

Não vivi os tempos de Pelé, Garrincha ou Zico. Através das imagens, dos textos e dos depoimentos, impossível negar a genialidade dos três e de tantos outros. Mas me recuso a acreditar que a beleza do esporte só sobreviveu até o fim da época destes gênios. É comum ouvir discursos clichês sobre o futebol do passado, carregados de ironia e desdém sobre a qualidade dos jogos de hoje.

O futebol continua bonito e dificilmente deixará de ser. É claro que há partidas melhores que outras e gerações especialmente talentosas que surgem esporadicamente. Porém, classificar tudo o que está aí como ruim é simplório demais. Cada jogo tem sua história, seus protagonistas, suas marcas e sua importância. A vitória sobre o rival, o golaço impensável, a expulsão injusta. Tudo isso continua lá e não enxergar isso é desinteresse ou desinformação.

Devemos adicionar uma parcela do olhar ingênuo da criança que aprende a gostar de futebol ao nosso senso crítico da fase adulta. Saberemos a diferença entre jogos bons e ruins, mas com a compreensão de que o esporte ainda é belo. E antes de dizer que o futebol só piorou, pense se não foi apenas sua admiração que esmoreceu.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

One Response to A nostalgia e os dias atuais

  1. Tatiana Da Luz says:

    Olá Junior Lourenço, bom dia!

    Acredito que é justamente por isso, pelo futebol ser um esporte capaz de proporcionar inúmeros momentos mágicos aos seus apaixonados – além das decepções é claro – ele crie esta atmosfera nostágica proporcionda por alguma lembrança naquele torcedor mais apaixanado.
    POsso estar escrevendo bobagaem, mas me parece que geralmente as comprações são feitas entre times vencedores de determiandas épocas, e não a determianda geração apenas, e é através dessa comparação que é possível analisar o grau de torcedor nostaugico, daquele determinado descontente comentarista.
    Não vi esses grandes metres atuarem mas lembro de ouvir o nome do Zico desde muito pequena e por ele tenho grande admiração, porém, não sou flamenguista, :)))

    Concordo com atua análise e, da mesma forma, acredito que esta nostalgia sempre fará parte do futebol.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s