O comandante Dorival

Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Vitória, o Santos conquistou nesta semana o seu primeiro título de Copa do Brasil, pois venceu a primeira partida com o placar de 2 a 0. Apesar da queda de rendimento nos jogos finais, a campanha teve impressionantes goleadas como 10 a 0 contra o Naviraiense e 8 a 1 contra o Guarani. Neymar, Ganso, André e outros jogadores foram destaques, mas um dos grandes responsáveis por todos esses triunfos está no banco de reservas.

O técnico Dorival Júnior começou a carreira há apenas sete anos, mas já tem um histórico vitorioso. Logo em 2004, venceu o campeonato Catarinense com o Figueirense. Nas duas temporadas seguintes foi campeão Cearense e Pernambucano com Fortaleza e Sport, respectivamente. Os bons trabalhos com São Caetano e Cruzeiro em 2007 – vice-campeão paulista com o azulão e quinto lugar do Brasileirão com o clube mineiro – elevaram o status de Dorival. Porém, isso não foi suficiente para a diretoria do Cruzeiro, que demitiu o treinador.

No ano seguinte, o título estadual com o Coritiba projetou Dorival para um dos grandes desafios da carreira: levar o Vasco de volta à primeira divisão nacional. Com um competente trabalho, o time carioca venceu a Série B, logo em 2009. Veio então o convite para dirigir o Santos Futebol Clube.

Um dos grandes méritos de Dorival Junior foi aproveitar a geração de jogadores talentosos do clube. Além de competente treinador, se mostrou um facilitador, deixando o time leve e conhecendo bem os atletas que tinha à disposição. Após o título do Campeonato Paulista e agora da Copa do Brasil, ele já pode ser considerado parte do primeiro escalão de técnicos brasileiros. E vale lembrar que sua carreira ainda está no início.

Dorival já tem dois títulos com o Santos

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s