Chivas na decisão

Jogando no México, a Universidad do Chile conseguiu um empate por 1 a 1 com o Chivas e isso os credenciou à uma vaga na final da Copa Libertadores. Além de poder contar com o apoio da torcida no jogo da volta, bastava um empate sem gols aos chilenos.

E apoio não faltou. Foi uma festa no Estádio Nacional em Santiago para tentar empurrar a equipe da casa. Tentaram, mas não conseguiram, pois o Chivas surpreendeu e venceu por 2 a 0, garantindo sua vaga na finalíssima pela primeira vez. E além do feito no âmbito esportivo, a classificação do  time mexicano evidenciará algumas decisões esdrúxulas no regulamento da Confederação Sul-americana de Futebol, a CONMEBOL.

Por exemplo, um time mexicano na condição de campeão, não pode ser o representante  no Mundial de Clubes, qualificando automaticamente o segundo colocado. Outra polêmica envolvendo os mexicanos foi a classificação direta dos times San Luis e o próprio Chivas, para as oitavas de final. Essa foi a forma escolhida pela CONMEBOL para compensar a exclusão dessas mesmas equipes ano passado, quando jogos no país foram proibidos devido à epidemia da gripe suína. Após recusarem uma disputa em outro território, os clubes do México foram eliminados.

Decisões assim sempre foram controversas, mas nem sempre são debatidas. Talvez um título do Chivas seja o estopim para a revisão de algumas ideias.

Foi a primeira vitória fora de casa do Chivas nesta edição da Libertadores

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s