Libertadores: Universidad x Chivas

A Taça Libertadores da América está na reta decisiva. Entre o final do mês de Julho e o começo do mês de Agosto, serão disputadas as semifinais do torneio. Os brasileiros estão naturalmente atentos ao duelo entre São Paulo e Internacional, mas além deles, ainda há dois times restantes na briga pelo troféu, que tem sido pouco comentados. Por isso, o Blog É Pênalti traz as campanhas de Universidad do Chile e Chivas Guadalajara.

Os mexicanos do Chivas são mandantes no jogo de ida, disputado no dia 27/07. A partida de volta no Chile, está marcada para o dia 03/08. Por terem feito melhor campanha na primeira fase, os chilenos conquistaram a vantagem de jogar a segunda partida em casa.

Universidad do Chile

Primeira fase

Com 12 pontos, a Universidad terminou primeira fase invicta, derrotando inclusive o Flamengo e se classificando em primeiro lugar do Grupo 8.

Universidad 1×0 Caracas(VEN)
Universidad Católica(CHI) 2×2 Universidad
Universidad 2×1 Flamengo(BRA)
Flamengo(BRA) 2×2 Universidad
Caracas(VEN) 1×3 Universidad
Universidad 0x0 Universidad Católica(CHI)

Fase eliminatória

Contra os peruanos do Alianza Lima, a equipe chilena só conseguiu a vaga com um gol nos acréscimos do segundo tempo. Após o gol, muita reclamação dos jogadores do Alianza, resultando em uma paralisação de quinze minutos. Pouco depois da bola voltar a rolar, a partida terminou.

Depois, reencontro com o Flamengo. A vitória importante no maracanã permitiu que a Universidad se classificasse até mesmo com uma derrota simples. E foi justamente isso que aconteceu.

Oitavas de final: Alianza Lima(PER) 0x1 Universidad; Universidad 2×2 Alianza Lima(PER)

Quartas de final: Flamengo(BRA) 2×3 Universidad; Universidade 1×2 Flamengo(BRA)

A Universidad terá a chance de jogar a segunda partida em casa

Chivas Guadalajara

Primeira fase

Os mexicanos foram eliminados pela Confederação Sul-americana (CONMEBOL) durante a edição de 2009. Com a epidemia do vírus H1N1, especialmente na região do México, a Conmebol mudou o local das partidas envolvendo equipes do México, proibindo-os de jogar em casa. Os clubes envolvidos, San Luis e o próprio Chivas, se recusaram e acabaram banidos do torneio.

A entidade Sul-americana classificou essas duas equipes diretamente para as oitavas de final, como uma forma de remediar a situação.

Fase eliminatória

O Chivas conseguiu grande vitória contra os argentinos do Vélez Sarsfield, por 3 a 0. Tudo indicava que os mexicanos já estavam na próxima fase. Em jogo dramático, o Vélez venceu por 2 a 0 e por pouco não conseguiu levar a decisão da vaga para os pênaltis. Curiosamente, os resultados nas quartas contra o Libertad, do Paraguai, foram idênticos. O que mostra uma equipe forte jogando em casa, mas frágil como visitante.

Oitavas de final: Chivas 3×0 Vélez Sarsfield(ARG); Vélez Sarsfield 2×0 Chivas

Quartas de final: Chivas 3×0 Libertad(PAR); Libertad 2×0 Chivas

O Chivas jogou apenas quatro partidas na Libertadores de 2010

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s