Dia 30 – Campeones del mundo

Se a Copa do Mundo era o que faltava para premiar essa talentosíssima geração espanhola, agora não falta mais nada. Os espanhóis finalmente entraram para o seleto grupo dos campeões mundiais, logo dois anos depois do título europeu.

A Espanha que se apresentou na África do Sul foi uma mistura de consistência, inteligência e lapsos de brilhantismo. É bem verdade que exagerou no preciosismo em diversos jogos, o que explica o baixo número de gols, mas técnica a equipe tinha de sobra.

Aliás, a técnica foi decisiva na final. Não, não vamos esquecer da esplendorosa Copa que fez o meio-campista holandês Wesley Sneijder, um dos mais emocionados após a derrota. Também não vamos esquecer das boas participações do goleiro Stekelenburg e de Arjen Robben. Mas era inegável a qualidade superior da Fúria, desde que a bola começou a rolar.

Ainda assim, na base da superação a Holanda resistiu o que pode. Apelou para a violência em diversos momentos, mas foi muito bem na parte defensiva. Com a posse de bola, os laranjas também eram perigosos, mostrando que não estavam na final por acaso. A equipe inclusive teve chances para definir o jogo, em dois gols perdidos por Robben. O primeiro dos lances desperdiçados deve entrar para a galeria do futebol holandês, como a jogada que mudaria a partida, e talvez o desfecho da mesma.

Somando isso aos gols perdidos do lado espanhol, surgiu a prorrogação, trazendo ainda mais tensão para a decisão em Johanesburgo. Até que pouco antes da iminente disputa de pênaltis, Iniesta recebeu passe de Fabregas e fez o que viria a ser o gol do título. Euforia no Soccer City e certamente por toda a Espanha, onde a celebração consegue unir Madri, Catalunha e o País Basco, ainda que por alguns instantes.

O capitão Iker Casillas levantou a taça

Reconhecimento merecido para todo o elenco e principalmente figuras como Casillas, Puyol, Xavi, Iniesta e Villa, além do treinador Vicente Del Bosque que conseguiu formar um time aproveitando o que tinha de melhor.

Agora, a lista dos vencedores em Copas ganhou mais um membro. Parabéns, Espanha!

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s