Dia 28 – Prévia da final – Holanda

A Holanda chega para a final da Copa do Mundo deixando no caminho um aproveitamento de cem por cento desde as eliminatórias. A última seleção a conseguir tal feito, foi o Brasil de 1970. Um dos responsáveis por isso, o técnico Bert Van Markwjik, não é dos mais badalados na Europa, mas seu trabalho é digno de aplausos.

A proposta de Bert era fazer com que os holandeses, famosos por sua qualidade técnica e ofensiva, conseguissem aliar essas vocações com um sistema defensivo consistente e manter o controle da bola quando preciso. Deu certo. Apesar do número elevado de gols sofridos na Copa – cinco – a equipe tem dois volantes que protegem a defesa, Van Bommel e De Jong. Além disso, os demais jogadores sabem cadenciar o jogo quando necessário, como vimos no segundo tempo contra a seleção brasileira.

Individualmente, os destaques são vários. O goleiro Stekelenburg, que apesar de falhar contra o Uruguai faz um grande torneio. Kuyt, jogador com menos recursos técnicos, mas importantíssimo taticamente no setor esquerdo do ataque. Arjen Robben, que começou o Mundial lesionado, mas mostrou-se decisivo na fase final. E um dos grandes candidatos ao prêmio de craque da Copa: Wesley Sneijder. O meio-campista da Internazionale foi o principal nome da seleção em quase todos os jogos, e dele se espera uma grande exibição na decisão.

Sequência de vitórias, talento, organização e tradição. São esses alguns fatores que podem dar o título tão esperado para a Holanda.

Time-base

Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong, Robben, Sneijder, Kuyt; Van Persie

Campanha

Holanda 2 x 0 Dinamarca (Grupo E)
Holanda 1 x 0 Japão (Grupo E)
Holanda 2 x 1 Camarões (Grupo E)
Holanda 2 x 1 Eslováquia (Oitavas de final)
Holanda 2 x 1 Brasil (Quartas de final)
Holanda 3 x 2 Uruguai (Semifinal)

Sneijder e Van Bronckhorst tentam o título contra a Espanha

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s