Dia 22 – O mérito holandês

O quanto já foi falado, escrito e lido sobre a derrota brasileira de ontem? Certamente, muito. Tentemos analisar de algum jeito que não seja repetitivo, mas não é tarefa simples.

Difícil não repetir todos os problemas ditos antes mesmo da Copa do Mundo. A convocação sem reservas adequados, a lateral esquerda, a má fase de alguns jogadores. Até os elogios após o jogo de ontem não eram novidades: Lúcio e Juan foram muito bem, e impediram o pior em vários momentos.

Uma maneira de mudar o tom do discurso é dizer que ao invés da derrota brasileira, foi a Holanda que venceu. Óbvio? Não tanto quanto parece. Entra Copa, sai Copa e quando perdemos raramente damos valor ao adversário. Os holandeses tem um time tão bom quanto o Brasil, e ontem jogaram muito bem. Foram para o intervalo perdendo por 1 a 0, mas não se assustaram. De maneira consciente e com grandes exibições de Kuyt, Robben e Sneijder, a equipe laranja virou o placar e soube manter a vantagem até o final.

Também foi de se estranhar o nervosismo em campo, principalmente por parte do Brasil. Jogadores reclamavam exageradamente a qualquer falta e em qualquer marcação. Complicado entender como a seleção que tem a média mais alta entre as equipes das quartas de final, parecia descontrolada e inexperiente quando o jogo ainda estava empatado. Uma das cenas marcantes é o pisão de Felipe Melo, no holandês Arjen Robben, que resultou no cartão vermelho. Longe de ser o único culpado, Felipe corre risco de virar a figura simbólica de uma geração que de novo não chegou entre as quatro melhores.

Tudo começa de novo. Novo técnico, novos jogadores, e a preparação para a Copa que será aqui mesmo. Méritos ao adversário, que tem um grande time. O Brasil saiu, mas a Copa continua.

Arjen Robben foi um dos grandes jogadores da partida

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s