Dia 18 – Sem sustos

Era quase certo que Marcelo Bielsa colocaria em campo uma escalação ofensiva, afinal, esse é o estilo da atual seleção chilena. Não poderia ser diferente agora, nas oitavas de final de um Copa do Mundo. Mas será que o retrospecto negativo contra o Brasil não faria “El loco” Bielsa mudar de ideia? Não, não fez.

O Chile manteve essa postura até quando pode. Atacou, arriscou chutes e seus jogadores foram aplicados para marcar os brasileiros. Tudo isso desmoronou com a cabeçada de Juan que chegou até o fundo das redes do goleiro Bravo. 1 a 0. Placar propício para o Brasil usar sua arma letal: o contra-ataque. Não tardou muito e ainda no primeiro tempo o trio ofensivo foi implacável. De Robinho, para Kaká, para Luís Fabiano fazer seu terceiro gol no Mundial.

No segundo tempo, é justo dizer que o Chile não apelou para a violência. Continuou tentando, e até exigiu boa defesa de Julio Cesar em chute de Suazo. Esforços em vão, pois quem marcou de novo foi Robinho, em linda jogada de Ramires.

Foi uma boa atuação da seleção brasileira. Ramires deu mobilidade ao meio-campo, Lúcio e Juan foram muito bem e o ataque funcionou. O adversário, não é dos mais renomados, mas é um bom time, e Bielsa um grande treinador. O que o Brasil soube fazer, foi impor sua superioridade aos chilenos, que não puderam ir mais além.

Agora, vem aí a Holanda, que venceu os quatro jogos da Copa até aqui (apenas a Argentina tem esse mesmo retrospecto). Os holandeses venceram a Eslováquia por 2 a 1 mantendo o mesmo estilo de jogo. Um time frio, que sabe quando precisa atacar e como fazê-lo. Agora, reforçados por Arjen Robben que parece recuperado de lesão e pela primeira vez começou um jogo no torneio. No primeiro tempo, após passe de Sneijder ele já fez um belo gol, mostrando que a espera valeu a pena.

Brasil e Holanda farão grande jogo na sexta feira. Até lá, o Blog É Pênalti trará mais detalhes sobre esse e os outros confrontos das quartas de final.

Luís Fabiano driblou o goleiro antes de marcar o segundo gol

Nesta terça, mais dois jogos de oitavas de final: Paraguai x Japão e Espanha x Portugal. Para o resumo dos jogos, além dos perfis de todas as seleções acesse o Blog É Pênalti.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s