Dia 17 – Contra-ataques, talento e arbitragem

Lamentável que em um dia com dois excelentes jogos, seja inevitável comentar a arbitragem que prejudicou os espetáculos. Erros nos duelos entre Alemanha e Inglaterra, e Argentina e México, foram graves do ponto de vista técnico. Mesmo assim, alemães e argentinos tiveram exibições tão boas que não podem ser ignoradas.

No clássico de extrema rivalidade entre ingleses e alemães, os prognósticos eram variados. Uns achavam que a Alemanha manteria o bom nível apresentado e que a nova geração de talentos conseguiria se impor no jogo. Outros, que mesmo sem atuações convincentes na primeira fase, a Inglaterra iria encontrar sua melhor forma. Acertou quem pensou na primeira opção. Como jogou a Alemanha neste domingo! Com trinta e dois minutos, já venciam por 2 a 0 dando lições de como contra-atacar.

Curioso é que quando o english team parecia mais perdido em campo, diminuiu em um gol de cabeça do zagueiro Upson. Pouco depois, o lance mais polêmico da partida, e talvez da Copa até aqui. Lampard chutou uma bola no travessão que ultrapassou (e muito) a linha do gol, mas a arbitragem entendeu que não e mandou o jogo seguir. Os mais atentos a história dos Mundiais rapidamente lembraram-se da final de 1966, quando um gol marcado na prorrogação pela Inglaterra causou a mesma discussão. Os alemães, assim como boa parte dos outros torcedores, dizem que a bola não entrou e até hoje não se chegou a uma conclusão. Ironicamente, aconteceu o inverso em um lance que já é antológico.

E no segundo tempo, mais contra-ataques do time comandado por Joachim Low. A goleada por 4 a 1 não deixa dúvidas de que a Alemanha merecidamente está nas quartas de final, enquanto a Inglaterra se despede da África do Sul sem nenhuma grande partida, se transformando em uma das maiores decepções desse mundial.

Thomas Muller foi um dos destaques da vitória alemã

Mais tarde, Argentina e México também proporcionaram uma excelente partida. Apesar da postura teoricamente defensiva do mexicano, eles criaram ótimas chances no começo, com direito a uma bola no travessão. Aos poucos, o ataque argentino se soltava e em uma das investidas, surgiu um lance muito controverso. Após chute de Lionel Messi, Tevez em completo impedimento desviou para o gol. Revolta dos jogadores mexicanos que ficou ainda maior após uma rápida conversa do assistente com o árbitro, possivelmente depois do replay ter sido exibido no telão. A equipe mexicana logo depois sentiu outro golpe. Osorio falhou feio na defesa, deixando a bola de graça para o Higuaín que driblou o goleiro e fez 2 a 0. Higuaín com quatro gols, é agora o artilheiro do Mundial.

O jogo ainda teve tempo para um princípio de confusão entre os jogadores durante o intervalo, um golaço de Tevez e um golaço de Hernandez, descontando para o México. O placar de 3 a 1 reflete a superioridade dos hermanos que passam para a próxima fase.

Argentina e Alemanha é um duelo aguardadíssimo para as quartas de final. Em 2006, se enfrentaram nessa mesma situação e os alemães venceram nos pênaltis. Considerando o que as duas equipes tem jogado, é de se esperar um confronto sensacional, marcado para o próximo sábado.

Tévez comemora seu golaço com os reservas

Nesta segunda, mais dois jogos de oitavas de final: Holanda x Eslováquia e Brasil x Chile. Para mais informações sobre o retrospecto entre brasileiros e chilenos, leia o post ‘Velhos conhecidos’, do dia 26/06.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s