Dia 12 – Au revoir

Não se esperava que a França viesse para a África do Sul brigar pelo título de igual pra igual com Brasil, Argentina ou Espanha, por exemplo. A péssima campanha na Euro-2008 e a trajetória oscilante nas eliminatórias europeias apontava problemas na equipe francesa.

Mas o que se viu nessa primeira fase de Copa foi algo que beirou o ridículo. Ambiente conturbado, discussões, falta de união e brigas internas que se tornaram assuntos externos. Na estreia contra o Uruguai, um jogo duro, muito marcado, onde a França deixou até algum alento. Se os talentos não brilhavam, pelo menos a raça e a disposição dos jogadores aparecia, mas ainda era pouco.

Os conflitos da equipe ficaram públicos durante o Mundial. Órgãos de imprensa franceses noticiaram a formação de um pequeno grupo de jogadores (a quem atribuíram o nome de ‘os senadores’), que tentava influenciar e em alguns casos até exigia mudanças na escalação. Várias dessas reinvidicações foram publicadas, tornando ainda mais constrangedor o ambiente, principalmente para os jogadores mencionados que eram escalados.

A derrota por 2 a 0 para o México deixou tudo pior. Chances remotas de classificação, Nicolas Anelka ofendendo o treinador Raymond Domenech, chefe da delegação pedindo demissão, o mesmo Anelka sendo cortado e até carta de manifestação dos jogadores foi divulgada. Tudo isso em poucos dias.

A despedida foi ainda mais melancólica. Os franceses foram vencidos pela África do Sul, o meia Gourcuff foi expulso ainda no primeiro tempo e de quebra o treinador Domenech se recusou a cumprimentar Carlos Alberto Parreira, técnico dos sul-africanos no final da partida. Difícil imaginar um final mais emblemático. Difícil também, imaginar que estamos falando dos atuais vice-campeões mundiais.

Domenech(esq) se recusou a cumprimentar Parreira

Classificados

Grupo A – Uruguai e México
Grupo B – Argentina e Coreia do Sul

Confrontos definidos – Oitavas de final

Uruguai e Coreia do Sul – 26/06
Argentina e México – 27/06

Nesta quarta, mais quatros jogos. Inglaterra x Eslovênia(Grupo C); Estados Unidos x Argélia(Grupo C); Alemanha x Gana(Grupo D); Sérvia x Austrália(Grupo D). Para o resumo dos jogos, além dos perfis de todas as seleções acesse o Blog É Pênalti.

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-c/

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-d/

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

2 Responses to Dia 12 – Au revoir

  1. Edu says:

    É…foi tarde.
    Realmente, essa copa do mundo não era lugar para França.
    Talvez se a Irlanda tivesse em seu lugar, não faria uma campanha tão ridicula, tão apavorante como essa…
    Como diria a minha finada avó:
    -Tudo o que vem fácil…fácil também se vai.
    Por que o Henry não deu uma “maozinha” agora hein??
    Deveriamos canonizar o monsieur Raymond Domenech. Por ser santo? Não , mas pela bela campanha no comando da seleção francesa…Ah, se ele estivesse em 1998.

    Abração Juninho…Blog massa.

  2. netto says:

    beirou?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s