Dia 05 – Parando o país

Amigos leitores do É Pênalti,

Ao invés do resumo diário publicado desde o começo da Copa, o Blog É Pênalti pede sua licença para excepcionalmente tratar da estreia do Brasil. Não necessariamente a estreia da seleção em campo, mas sim dos brasileiros na Copa 2010.

É impressionante como esse evento mobiliza o país. Hoje, no dia do primeiro jogo da seleção, bastaram alguns minutos nas ruas para perceber que o clima estava diferente. Bandeiras, camisetas, buzinas e cornetas. Quantas cornetas!

Não sou patriota, longe disso. Acredito que o patriotismo exacerbado é uma das razões de vários problemas da sociedade (no mundo todo, não só aqui). Mas é admirável esse envolvimento de toda a nação com um evento esportivo, mesmo à distância. A maioria de nós não pode realizar viagens ao país-sede do Mundial, então nos resta acompanhar pela televisão e apoiar daqui.

Quase impossível ficar alheio a todo esse interesse, mas Copa do Mundo também abre espaço para diversas críticas ao esporte e ao futebol. Discordo completamente do argumento muitas vezes utilizados por pseudo-intelectuais que insistem: “em ano de Copa, os políticos fazem o que querem e nós nem percebemos”. É correto esquecer da política durante esse período? Claro que não. Mas esse argumento que culpa o futebol só seria válido, se nos outros três anos fôssemos um povo participativo em manifestações e protestos contra os absurdos vindos de nosso governo. Não podemos nos enganar. Não somos. Essa falta de consciência política é um problema que vai muito além do esporte.

Os anti-futebolistas frequentemente também usam uma outra frase carregada de desdém, que indaga o motivo de se importar tanto com um jogo, uma vez que enquanto jogadores ganham salários milionários, não ganhamos um centavo com isso. Ora, que tal expandir essa comparação para outras áreas? Deixamos de ir ao cinema, por comprar ingressos enquanto atores ficam cada vez mais ricos? Deixamos de ir a shows, por pegar filas e ficar horas em pé enquanto cantores colecionam fortunas? A única verdade nisso tudo é que o torcedor não recebe um centavo por torcer, mas ganha de outras formas. Ganha lembranças para guardar do gol no último minuto; histórias pra contar daquele jogador que foi injustamente expulso; fotos e camisetas daquele time inesquecível que por um ano foi quase imbatível. Enfim, ganha emoções. Nas vitórias sofridas, ou nas derrotas ainda mais sofridas do Brasil, essas emoções são compartilhadas com os amigos, familiares, colegas. A Copa do Mundo é o auge disso tudo, portanto, é melhor aproveitar esse mês que só aparece de quatro em quatro anos.

É mesquinho demais se importar apenas com o que traga dinheiro ou com coisas essencialmente lógicas. Futebol não foi, não é e não será assim. E nem deve ser.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

One Response to Dia 05 – Parando o país

  1. Gilberto Orlandi says:

    Escreveu muito bem, Juninho!
    Esse tem que ser o espírito nesse mês.
    E, apesar do futebol apresentado pela seleção brasileira ontem não ter sido de encher os olhos, a nossa esperança por melhorias para os próximos jogos não deve esmorecer.
    Até lá, há muitos aperitivos.
    Sempre gostei da Suíça geopoliticamente, então, apesar de aparentemente difícil, espero que Nkufo relembre Chapuisat e dê ao menos algum trabalho para Casillas hoje.
    Abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s