Grupo G – Brasil

Brasil

Participação em Copas: 18
Melhor colocação: Pentacampeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)

O Brasil tenta o hexacampeonato na África do Sul e de quebra ser o primeiro país a conquistar a Copa em quatro diferentes continentes. Após o fiasco de 2006, Dunga assumiu o comando da equipe, e o polêmico treinador colecionou bons e maus resultados. Dunga costuma repetir incansáveis vezes os títulos da Copa América 2007, da Copa das Confederações 2009 e a grande vitória contra a Argentina, em Rosario.

Mas não custa lembrar que durante as eliminatórias, o Brasil teve péssimos momentos. Empates sem gols em casa contra Bolívia e Colômbia, derrota fora para Paraguai e o emblemático empate contra os argentinos em Belo Horizonte, que rendeu vaias aos jogadores. Além disso, os títulos tão mencionados por Dunga também foram conquistados com a antiga comissão técnica, antes do Mundial da Alemanha.

Esse ano, a força está na defesa. Júlio César, pra muitos é o melhor goleiro do mundo. Jogadores renomados como Maicon, Lucio e de quebra Daniel Alves no banco de reservas, dão segurança para esse setor. No ataque, muito se espera de Kaká. Seu desempenho no primeiro ano de Real Madrid foi muito abaixo das expectativas, em partes devido a uma lesão. Com uma estreia relativamente fácil, a partir da segunda rodada os desafios da seleção brasileira ficarão maiores. E em menos de um mês, saberemos se a aposta em Dunga foi boa.

Time-base: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká; Robinho, Luís Fabiano

Técnico: Carlos Dunga (Brasil)

Jogadores do time-base na Europa: Júlio César(Internazionale/ITA), Maicon(Internazionale/ITA), Lúcio(Internazionale/ITA), Juan(Roma/ITA), Michel Bastos(Lyon/FRA), Gilberto Silva(Panathinaikos/GRE), Felipe Melo(Juventus/ITA), Elano(Galatasaray/TUR), Kaká(Real Madrid/ESP), Luís Fabiano(Sevilla/ESP)

O polêmico Dunga

Acesse outros grupos e seleções da Copa através dos links disponíveis em categories.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s