Dia 02 – O terno e o frango

O segundo dia da Copa do Mundo teve jogos interessantíssimos e deixaram algumas boas impressões. Logo pela manhã, a estreia do Grupo B com Coreia do Sul x Grécia mostrou uma equipe asiática absolutamente convincente e que impôs seu ritmo. Notável a maneira com que os sul-coreanos jogaram e em poucos momentos correram perigo.

É claro que muito disso tem a ver com a falta de qualidade da equipe grega. Em sua primeira partida, mostraram falhas ofensivas e defensivas. Pelo ataque, a velha arma das jogadas áereas responsável pelo título europeu em 2004 não causa mais o mesmo impacto nos adversários. Não mesmo. Foi numa cobrança de falta perto da bandeira de escanteio que Lee Jung-Soo abriu o placar e a Grécia se viu vítima de sua especialidade.

Pela defesa, apenas a boa atuação do goleiro Tzorvas foi digna de elogios. No mais, falhas coletivas e individuais ao longo dos noventa minutos. Uma delas, do zagueiro Vyntra, resultou no gol do capitão Park Ji-Sung que além de fazer uma boa partida atingiu uma ótima marca: anotou gols em três Copas diferentes, pois já havia feito em 2002 e 2006. Otto Rehhaggel, o alemão técnico da Grécia, se tornou o técnico mais velho a dirigir uma seleção em Copas, aos 71 anos. Um fato negativo foi o público. O estádio que tem 42 mil lugares disponíveis tinha apenas 31 mil assentos ocupados.

No outro jogo da chave, a tão aguardada estreia Argentina. O técnico Maradona (de terno, diga-se!) escalou quatro jogadores ofensivos: Di Maria, Tévez, Messi e Higuaín. E como fluiu. Quando jogando no campo de ataque, a troca de passes era rápida e envolvente, deixando os adversários nigerianos sem ver a cor da bola. Curiosamente, foi o defensor Heinze que fez o primeiro e único gol, numa cabeçada após cruzamento de Verón.

O goleiro Enyeama (melhor em campo) travou duelo de gigante com Messi. O jogador do Barcelona criou e tentou diversas vezes, mas boa parte delas parou na grande atuação do goleiro adversário. Mas o esquema de três atacantes da Nigéria não passou desapercebido. Quando partiu para o ataque, evidenciaram os problemas defensivos dos hermanos. E hoje o problema teve nome: Jonas Gutiérrez. A insistência de Maradona pelo jogador do Newcastle só deixa a ausência de Javier Zanetti entre os convocados mais inexplicável. Coisas de Diego…

No último jogo do dia, Inglaterra e Estados Unidos fizeram o jogo da preocupação. Felizmente, todas as ameaças terroristas de ataque antes da partida não resultaram em nada. Com bola rolando, o capitão Steven Gerrard fez tabela com Heskey pra marcar o primeiro gol inglês logo aos 4 minutos. Vantagem que durou até o fim do primeiro tempo quando o goleiro Green aceitou um “frangaço” em chute de Dempsey, um dos lances mais marcantes dos jogos até aqui.

Em duelo apitado pelo brasileiro Carlos Eugênio Simon, a Inglaterra deixou a desejar. Nada preocupante, pois os adversários seguintes são, em teoria, mais fracos que os norte-americanos. Mesmo assim, se espera mais de um time com Terry, Gerrard, Lampard e Rooney. O treinador Fabio Capello terá trabalho para fazer o english team render mais. Por outro lado, vimos o time dos Estados Unidos levando o jogo sem se intimidar com o adversário mais tradicional. Levaram perigo e tiveram até chance de marcar o segundo gol, com Altidore. O meio-campo Landon Donovan é mesmo o toque de criatividade dentro de campo, e o goleiro Tim Howard demonstrou segurança. Por falar em segurança no gol, será que o goleiro inglês Green vai dormir bem nesta noite?

Nesse domingo mais três jogos! Argélia x Eslovênia(Grupo C); Sérvia x Gana(Grupo D); Alemanha x Austrália(Grupo D). Para o resumo dos jogos, além dos perfis de todas as seleções acesse o Blog É Pênalti.

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-b/

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-c/

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-d/

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s