Dia 01 – Enfim, a Copa

Após quatro de anos de espera, nessa sexta-feira foi dado o pontapé inicial para a Copa do Mundo 2010. Os fãs de futebol por todo o mundo tem pela frente um mês de futebol, grandes jogos, grandes jogadores e muita vuvuzela, a tão polêmica corneta que se fará presente nos estádios sul-africanos. O jogo entre África do Sul e México além de abrir o mundial, ainda ganhou conotação de decisão devido ao equilíbrio da chave.

E se o México não era o adversário com a grife que a FIFA esperava para um jogo de abertura, sufocou os anfitriões no primeiro tempo. Sem se intimidar com a torcida e escalado com três atacantes, os mexicanos tiveram maioria da posse de bola e encurralaram o adversário logo na saída de bola. Há de se frisar o ótimo desempenho de Giovanni dos Santos, que criou, participou e fez de tudo um pouco nas jogadas de ataque.

Porém, isso não resultou em nada. Ao contrário. No segundo tempo após passe espetacular de Dikgacoi, Tshabalala marcou um golaço pra delírio do público presente ao Soccer City, o primeiro gol da Copa. O que parecia impossível era realidade por alguns instantes: a tão desacreditada África do Sul estava vencendo. Por alguns instantes? Pois é. Perto do final do jogo, Guardado fez um belo lançamento para Rafa Márquez empatar. E o jogo terminou no 1 a 1, pouco depois do país-sede acertar uma bola na trave do goleiro Pérez. Friamente, o resultado é melhor que a encomenda para os sul-africanos, que demonstraram capacidade para alçar voos maiores. Para os mexicanos, a certeza que a luta pela classificação será árdua.

Tshabalala marcou o primeiro gol desta Copa

No outro jogo do Grupo A, o duelo entre os campeões mundiais não saiu do zero. Mas nem por isso a partida entre Uruguai e França foi ruim. Jogo brigado, disputado e nervoso. Pelo lado albiceleste, Forlán e Suárez bem que tentaram alguma coisa, ainda que isolados no ataque. Um time sem criatividade e que passa a impressão de não ter qualidade para mudar uma partida em situação adversa. A coisa ficou pior quando Marcelo Lodeiro foi expulso após jogar…18 minutos! Lodeiro entrou aos 17 do segundo tempo, recebeu cartão amarelo aos 21 e foi expulso aos 35. Incrível!

A França começou com Henry e Malouda no banco, que só entraram no segundo tempo. Ribery, Govou e Anelka formaram o trio ofensivo que deixou a desejar. Ribery aliás, bem que tentou algo no primeiro tempo, mas sem sucesso. Aos franceses, fica o alento de saber que tem jogadores suficientes para variações no decorrer de um jogo. Mesmo sem apresentar um vistoso futebol, foi melhor do que se esperava, principalmente após terríveis resultados em amistosos preparativos. A curiosidade do segundo tempo foi Henry reclamar de um toque de mão dentro da área. Logo ele, que se beneficiou de um lance assim pela repescagem europeia.

Muita disposição e nenhum gol entre França e Uruguai

Tudo equilibrado no Grupo A! E nesse sábado três jogos: Grécia x Coreia do Sul(Grupo B); Argentina x Nigéria(Grupo B); Inglaterra x Estados Unidos(Grupo C). A partir de hoje, acesse o É Pênalti para o resumo dos jogos, além dos perfis de todas as seleções ao decorrer dos dias.

Acesse o perfil das seleções e os grupos através dos links disponíveis em categories.

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-a/

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-b/

https://epenalti.wordpress.com/category/grupo-c/

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s