Liga dos Campeões – Bávaros e Nerazzurri

Depois que times de toda a Europa passaram por três fases qualificatórias, a fase de grupos, oitavas, quartas e semi, sobraram apenas dois: Bayern de Munique, da Alemanha e Internazionale de Milão, da Itália. Eles se enfrentam na final da Liga dos Campeões da Europa que vai acontecer dia 22 de maio em Madri, Espanha.

Os Bávaros (apelido da equipe alemã) tentam o seu quinto título de campeão europeu. Venceram em 1974, 1975, 1976 – tricampeonato conquistado com jogadores de renome como Franz Beckenbauer, Sepp Maier e Gerd Muller – e 2001. Os Nerazzurri (como a Inter é conhecida) busca o tricampeonato, pois venceu em 1964 e 1965 com o histórico treinador Helenio Herrera, a quem o atual técnico José Mourinho está sendo comparado.

Campanhas

A campanha dos alemães na primeira fase foi bem irregular, assim como foi todo o começo da temporada. Garantiu a vaga apenas na última rodada, se classificando em segundo lugar com uma vitória na Itália contra a Juventus. Ainda enfrentaram o Bordeaux, da França e o Maccabi Haifa, de Israel em seu grupo A. Na fase eliminatória passou por um duro confronto contra a Fiorentina e depois superou a prova de fogo: eliminaram os atuais vice-campeões Manchester United. O curioso é que os dois gols que decidiram as vagas foram de Arjen Robben. O holandês tem sido decisivo.

A Internazionale caiu no complicado grupo F onde enfrentou o badalado Barcelona, além de times perigosos do leste europeu: Rubin Kazan e Dínamo Kiev. Também se classificou em segundo lugar com apenas duas vitórias. Na fase seguinte derrotou duas vezes o fortíssimo Chelsea, mostrando que mereciam ser vistos com outros olhos. Depois, mais duas vitórias contra o CSKA Moscou deixaram os italianos entre os quatro melhores.

Semi-finais

O adversário do Bayern foi o Lyon, que chegou credenciado por eliminar os galáticos do Real Madrid, e o Bordeaux, time de melhor campanha na fase inicial. A vitória por apenas 1 a 0 na Alemanha deixou a decisão para o Stade Gerland, em Lyon. Mas o croata Ivica Olic estava inspiradíssimo. Fez três gols e confirmou a classificação, deixando a impressão que era o Bayern quem jogava em casa.

Depois de vencer o Arsenal com 4 gols de Messi, e o Real Madrid no super clássico do campeonato espanhol, o Barcelona ganhou status de amplo favorito contra qualquer time que enfrentasse. E com a Internazionale não foi diferente. Mas no banco, os italianos tem o experiente treinador José Mourinho. A vitória por 3 a 1 da Inter no jogo de ida surpreendeu os desavisados, além de gerar uma baita expectativa pro jogo da volta. Mesmo com um esquema defensivo muito bem montado pelo português e atuação solidária dos jogadores (até os atacantes marcaram), a derrota veio. Mas apenas por 1  a 0, resultado que carimbou o passaporte dos nerazzurri para a final.

Até lá…

Antes dos jogos, alguns consideravam Inter x Barça uma final antecipada. Pensamento enganoso. O titubeante Bayern de Munique demorou, mas engrenou. Até o dia 22 de maio a equipe ainda briga pelo título do campeonato alemão, onde lidera a duas rodadas do fim. A Inter de Milão também está em primeiro lugar no campeonato italiano, com três jogos para fazer.

Ainda há muito o que se comentar, discutir e analisar sobre a finalíssima. Mas mesmo faltando quase um mês para a grande decisão, essas duas tradicionais torcidas já devem estar muito ansiosas.

A final da Liga dos Campeões será no dia 22 de maio.

Siga também no twitter: http://www.twitter.com/juniorlourenco

Advertisements

About Junior Lourenço
25 anos, jornalista e publicitário. Editor do blog É Pênalti e do 30jardas – a comunidade do polo brasileiro (http://www.30jardas.com.br). Colunista de Marketing Esportivo do site Trivela.com- (http://trivela.uol.com.br/especial/marketing/) Siga também no twitter – http://www.twitter.com/juniorlourenco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s